Notícias

A nova edição da norma ISO 9001 é publicada

A International Organization for Standardization  - ISO publicou em 15 de setembro a tão esperada quinta edição da ISO 9001, sua principal e mais vendida norma de sistemas de gestão. Apenas alguns dias depois a ABNT lançou a versão nacional. O processo de revisão começou em 2011 e resultou em uma norma mais flexível e dinâmica, capaz de atender melhor as necessidades das organizações que enfrentam um ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico. 

A nova edição traz uma estrutura mais racional, baseada no ciclo PDCA. Essa nova estrutura é agora compartilhada por todas as normas de sistema de gestão da ISO, o que facilita a sua adoção por organizações que pretendem fazer uso simultâneo de mais de uma norma em seus sistemas de gestão, os chamados sistemas integrados. Outra novidade que facilita essa integração será o lançamento da nova norma ISO 45001 para a gestão da saúde e segurança, que poderá ser usada no lugar da norma OHSAS 18001.

A nova ISO 9001 vem para reforçar importantes conceitos de gestão da versão anterior, que ainda não estão completamente assimilados, como a gestão por processos e o foco no atingimento dos resultados em vez do foco no cumprimento dos seus requisitos, assim como traz conceitos e requisitos inéditos, como a promoção da mentalidade de risco e a ênfase no caráter estratégico que envolve a decisão da Alta Direção de adotar a norma.

A expectativa é que a nova edição proporcione às organizações um sistema de gestão mais flexível e ajustado às suas características específicas, que seja menos burocrático e mais eficaz, capaz de dar confiança tanto à própria administração, como aos seus clientes e ao mercado de que ela é capaz, de fato, de entregar produtos e serviços de qualidade, ou, em termos mais técnicos, que sejam conformes às especificações e aos requisitos de seus clientes.

A partir da publicação da nova edição, as organizações terão 3 anos para fazer a adaptação de suas certificações para a nova versão. Em 2018, passado esse período de transição, a versão 2008 será descontinuada.  

Luiz Nascimento

05/10/2015