Notícias

Certificação Compulsória para Lâmpadas LED

À partir do dia 13/02/2016 as lâmpadas LED devem ser fabricadas/importadas de acordo com a Portaria INMETRO 144/2015 atendendo os requisitos técnicos.


As lâmpadas de Led são o futuro da iluminação. No Brasil, a comercialização de lâmpadas de Led vem crescendo, devido a busca por produtos de maior excelência.

A publicação da Portaria 144/2015 do INMETRO, visa estabelecer critérios para a qualidade das lâmpadas, que auxiliará o consumidor final na escolha do melhor produto. O processo de certificação deve ser realizado por um Organismo de Certificação de Produto (OCP), estabelecido no Brasil, acreditado pelo Inmetro.

O processo de certificação tem basicamente três etapas: Documentação Técnica, Auditoria na unidade Fabril e Relatório de Ensaios. A documentação técnica é necessária para que seja definido a classificação de famílias e o plano de ensaios. A auditoria fabril é baseada na ISO 9001 e avaliação da linha produção. O Relatório de Ensaio deve ser emitido por um laboratório acreditado pelo INMETRO conforme definido pela Portaria 144/2015.


O INSTITUTO FALCÃO BAUER é um OCP acreditado pelo INMETRO para realizar a certificação de Lâmpadas LED, com nossa tradição no mercado e qualidade na prestação de serviços, oferecemos as melhores condições comerciais e o máximo de flexibilidade para atender as necessidades do cliente. Com um escritório em Hong Kong, China, conseguimos otimizar os prazos e reduzir os custos da certificação. Possuímos atualmente cerca de 1.500 empresas com sistemas e produtos certificados, no Brasil e exterior.